Home
 
Próximo curso:
topo
Curso em São Paulo - dia 16 de maio de 2009 - sábado
CURSO BÁSICO DE PATOFISIOLOGIA DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO
                  
           Todas as funções executadas pelo sistema estomatognático apresentam movimento mandibular. Além disso, a mandíbula e o hióide - e a musculatura associada a esses ossos - fazem oposição aos músculos posteriores do pescoço, mantendo o equilíbrio da cabeça. Por isso, a função mandibular é de interesse de várias especialidades da área da saúde.
        Todas essas funções são executadas sob controle do córtex motor, associado a várias outras áreas do cérebro, envolvidas na coordenação do movimento de todas as estruturas, manutenção do tônus, aprendizado de tarefas complexas e executadas ao mesmo tempo.
        Os movimentos mandibulares, além do controle central, sofrem muita influência dos receptores periféricos, ricamente distribuídos em volta dos dentes, na cápsula da ATM, nos músculos, mucosa etc, de tal modo que as tarefas motoras são executadas com harmonia.
        A função, entretanto, pode ser alterada, tanto por eventos que ocorrem centralmente como por eventos que ocorrem perifericamente. Vários fenômenos podem provocar alterações motoras da mandíbula atuando no sistema nervoso central. São exemplos alterações do parkinsonismo, as alterações induzidas por drogas, fatores emocionais e outros. São exemplos de alterações periféricas que afetam as funções motoras do sistema estomatognático as restaurações dentárias incorretas, perdas dentárias, respiração bucal, má oclusão, uso de próteses, problemas posturais e outras.
        O desafio para os profissionais que atuam na área é o estabelecimento do diagnóstico, com a identificação de sinais e sintomas do paciente. Os sintomas não têm sido vistos de maneira conjunta, pois as várias profissões e especialidades envolvidas têm dificuldade em analisar um quadro geral apresentado pelo paciente. Existe muita concentração na atenção de cada área em fenômenos específicos, sem que o quadro geral seja efetivamente avaliado.
        Atualmente muitos tratamentos no sistema estomatognático são executados sem que a etiologia seja claramente estabelecida, com resultados muito pobres. Muitas placas miorelaxantes são instaladas nos pacientes sem que se saiba a patofisiologia do problema e o mecanismo de ação da terapia. Muitos conceitos atualmente aceitos são muito discutíveis e necessitam revisão.
        Este curso, baseado em extensa revisão da literatura e na experiência clínica dos ministradores, apresenta os fundamentos de anatomia e fisiologia necessários para o correto diagnóstico. Desenvolvido em 8 horas, tem como objetivo discutir a patofisiologia das alterações motoras da mandíbula, explorando todos os sinais e sintomas.
Programa:
1 - Fundamentos
Anatomia (ATM - biomecânica, Músculos - tipo de fibras, Sistema Orofacial - movimentos mandibulares e integração com movimentos da língua, lábios e musculatura do hióide
Fisiologia (movimentos mandibulares, receptores da ATM, do periodonto e fusos musculares, Controle reflexo da musculatura, Contração muscular fásica e tônica, Núcleo motor do trigêmio)
Oclusão (Envelope de movimentos mandibulares, Relação Central, Movimentos da mandíbula no ciclo mastigatório,         Movimentos da mandíbula na fono-articulação, Características da intercuspidação
Mecanismos de adaptação/compensação do Sistema Estomatognático (Remodelação da ATM, Adaptação funcional das fibras musculares e hipertonia, Alterações no periodonto, Alterações dentárias [movimentos, desgastes, abfração e mobilidade], Equilíbrio da posição dentária
2 - Diagnóstico
Etiologia
Diagnóstico
(Conceitos, Revisão da literatura, Doenças sistêmicas e problemas oclusais, Disfunção motora da mandíbula, hipertonia, descoordenação, espasmos, bruxismo, apertamento, deslocamento)
Sinais
- musculares (hipertonia, assimetria, dor, descoordenação, limitação, desvios, crepitação e ruídos)
- dentários (mobilidade, abrasão e desgastes, abfração, bruxismo, fraturas, retrações gengivais e perdas ósseas não inflamatórias)
Sintomas
- diferenças entre os gêneros masculino e feminino
- Dor de cabeça, zumbido, ouvido entupido, dificuldade na mastigação, dificuldade na fala, morder língua/bochecha
- Palpação da musculatura
- Manipulação da mandíbula
Como se increver:
Consultório
Dra Heloisa de Oliveira
Rua: Serra de Botucatu, 1375 - Tatuapé - São Paulo
HORÁRIO:  de 08:00 - 12:00 e de 14:00 - 18:00 h
Fones para contatos:
(11) 2294-7027     (11) 9671-1033


Valor do curso: R$ 230,00
Ministradores
Dra. HELOISA DE OLIVEIRA

Especialista em Buco Maxilo Facial
Profª de Oclusão e ATM, do Instituto Internacional de Studios Avanzados em Odontologia, Caracas - Venezuela (IIEAO)

Dr. JOSÉ LUIZ VILLAÇA AVOGLIO
Especialista em Ortodontia
Profº de Ortodontia nos Cursos de Especialização de Ortodontia do Centro Técnico Aeroespacial-CTA e do Sindicato dos Odontologistas de Taubaté e Profº de Oclusão e ATM do Instituto Internacional em Studios Avanzados em Odontologia, Caracas - Venezuela ( IIEAO)