topo
Home

Ajuste Oclusal

na Ortodontia
na Periodontia
na Prótese
na Dentística
na Estética


As Interferências

 

Entre em contato

Ajuste Oclusal  
AJUSTE OCLUSAL - ferramenta obrigatória e indispensável
        Qualquer alteração que ocorra na oclusão do paciente causará uma alteração correspondente na posição condilar. É impossível dissociar estes eventos, por que uma interferência na oclusão muda a posição da mandíbula.
        Todo dentista precisa saber que suas ações causam efeitos no  Sistema Estomatognático e é preciso conhecer e dominar os resultados de seu tratamento. Não existe oclusão sem côndilo e o AJUSTE OCLUSAL é uma ferramenta indispensável na clínica, em todas as especialidades.
        Na finalização ortodôntica é impossível obter, em todos os casos, uma oclusão perfeita com os côndilos em RC. Os dentes sofrem desgastes, muitos têm anatomia anormal e/ou restaurações. Para obter resultados excelentes é preciso ajustar no final. Todo ortodontista sabe da importância da correta oclusão na estabilidade do caso.
Receba mais informações sobre os cursos
Leia o artigo publicado pelos professores sobre DISFUNÇÃO OCLUSAL DA ATM

        Na Periodontia, muitos consideram controverso o papel da oclusão na etiologia das doenças periodontais. Entretanto, existe na literatura muitas evidências sugerindo que a oclusão (ou trauma oclusal) tem correlação significativa com retração gengival, perda óssea e abfração. Seja como fator etiológico causador, ou como um fator predisponente importante, a oclusão equilibrada, com os côndilos em posição harmoniosa, distribui a carga mastigatória de maneira mais fisiológica, favorecendo o controle e a recuperação dos problemas periodontais. Não há sentido em tratar o periodonto sem o estabelecimento de uma oclusão correta, especialmente nos pacientes que apresentam extensas restaurações, próteses e perdas dentárias.
        Na reabilitação protética, de todos os tipos inclusive sobre implantes, o estabelecimento da harmonia da função oclusal e condilar é necessária antes do tratamento. As interferências que causam desvios mandibulares devem ser tratadas anteriormente à fase reabilitadora. É importante obter os registros para a montagem em articulador com a musculatura trabalhando sem sobrecarga ou tensão e os côndilos posicionados em RC. Para obter esses resultados, o ajuste oclusal realizado na fase pré-protética auxilia num trabalho controlado e os resultados serão mais efetivos.
        No ajuste final da prótese é essencial que a escultura e anatomia das coroas sejam conferidas pelo profissional de forma controlada, pois não haverá correta função dos movimentos mandibulares em presença de interferências. Muitas reabilitações podem falhar nestes pequenos detalhes, quando o protesista se defronta com fratura de restaurações, perda de implantes, sintomatologia dolorosa e insatisfação do paciente.
        Na Dentística e na Estética, as restaurações devem ser ajustadas em termos de função. Não se pode obter excelente resultado estético sem considerar os efeitos futuros na oclusão. É preciso lembrar que pequenas interferências causam desarmonia nos movimentos mandibulares e os resultados podem afetar o periodonto e a posição dos dentes, além de desgastes e fratura de restaurações. A aplicação de selantes oclusais pode ser fonte de interferências e o profissional precisa saber identificar e tratar este problema para obter resultados excelentes.
Como ocorrem as interferências 
        Restaurações com excesso na altura provocam uma interferência que irá causar rotação condilar e extrusão dos dentes vizinhos. Estas mudanças, além de causar instabilidade oclusal, irão obrigar a musculatura mastigatória ao excesso de trabalho, podendo causar sintomatologia dolorosa e desgastes dentários.
        Restaurações com excesso na vertente causam uma interferência que irá provocar excursão condilar e extrusão dos dentes vizinhos. Estas mudanças, além de causar instabilidade oclusal, irão obrigar a musculatura mastigatória ao excesso de trabalho, podendo causar sintomatologia dolorosa e desgastes dentários e mudança de posição.
Creative Commons License
Ajuste Oclusal by www.curso.atm.googlepages.com/ajuste.html is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.